terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Como comparar correntes eléctricas?

Antes de mais é necessário compreender o que é uma corrente eléctrica: corrente eléctrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de cargas eléctricas. Ou seja para que haja electricidade é necessário que haja iões e electrões livres no interior dos corpos. O fluxo de electrões tanto pode ocorrer apenas num sentido, designando-se por corrente contínua, ou pode mudar constantemente de sentido, designando-se por corrente alternada.
Para comparar correntes eléctricas usam-se os conceitos de intensidade, tensão eléctrica e resistência. Mas o que significam estes conceitos?


A intensidade mede a quantidade de carga eléctrica que passa, por unidade de tempo, numa secção do circuito e a sua unidade S.I. é o Ampere (A). Esta é a sua fórmula:



A intensidade pode também ser medida através de amperímetros, analógicos ou digitais.
Se num dado circuito a intensidade da corrente eléctrica varia isto não quer dizer que variou o número de electrões que estão em circulação, mas sim que a velocidade da sua circulação está a variar.


A tensão eléctrica é a diferença de potencial eléctrico entre dois pontos, sendo medida em Volt (S.I.). A tensão eléctrica pode também ser determinada recorrendo a voltímetros.
A fórmula para determinar os volts é:



O que significa, que o Volt denomina o potencial de transmissão da energia, em Joules, por carga eléctrica em Colombo, entre dois pontos distintos


A resistência é a capacidade de um corpo se opor à passagem de corrente eléctrica, quando existe uma diferença de potencial aplicada. Esta oposição é explicada pelos electrões que colidem entre si e contra os átomos do metal do condutor, criado resistência à passagem da corrente eléctrica. Diversos factores influenciam a resistência do material, como o comprimento, o diâmetro do fio condutor, o material de que é feito e da temperatura a que se encontra.
Esta unidade é medida em Ohm (Ω) e pode ser obtida através da Lei de Ohm:



Fontes:

Corrente eléctrica. Consultado em 11/11/2009 em http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_el%C3%A9trica

Corrente eléctrica. Consultado em 11/11/2009 em http://www.angelfire.com/on/eletron/curso1.html

Tensão eléctrica. Consultado em 11/11/2009 em http://pt.wikipedia.org/wiki/Tens%C3%A3o_el%C3%A9trica

Tensão Eléctrica – U (20002). Consultado em 11/11/2009 em http://www.univ-ab.pt/formacao/sehit/curso/riscos/uni1/tensao.html

Tensão Eléctrica (20002). Consultado em 11/11/2009 em http://www.univ-ab.pt/formacao/sehit/curso/riscos/uni3/tens.html

Tensão Eléctrica (2004). Acedido em 11/11/2009 no Web site do Instituto Superior Técnico em http://www.e-escola.pt/topico.asp?id=78

Resistência. Acedido em 11/11/2009 em http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Ohm

Sem comentários:

Enviar um comentário